quarta-feira, abril 12, 2006

Autores e leitores


Nada como uma manhã com outras obrigações para que escrevamos algo "solto", que nada tenha a ver com as tais coisas a fazer. Veio-me algo, escrito em comentário sobre leitores ou coisa que o valha. No meu caso, nada é planejado... embora meu endereço esteja bem visível no ORKUT e aqui eu não apague os comentários, rsrsrs.
Acredito que a obra de um autor pode ser ser conhecida e admirada pelo seu público por meio de duas situações, bem opostas:
1) Ele o faz de propósito, escreve para algum público específico (ou publico alvo, como preferir), uma epécie de Sidney Sheldon (nem vem dizer que não conheces... p´rincipalmente se fores do gênero feminino).
2) Coincidência, por acaso o que o autor faz (e o agrada) na sua literatura é também reforçador a outras pessoas... quem sabe seja assim com o pobre Sidney e eu estaja fazendo mal juízo dele, mas veja Guimarães Rosa... aqueles textos não poderiam ser planejados para que muitos gostassem deles (a ponto de assimilarem a grafia "estória"), Guimarães é que gostava e muito.
Com certeza este comentário não é novo, devo ter puxado lá das minhas aulas de literatura ou de mais além, mas deixo registrado.
Pelo que me conheço, encaixo-me na segunda categorização, sempre que tento a primeira não me dou muito bem.

Para animar, já que hoje está tudo muito sério e com sentido, foto de acampamento:

7 Comments:

Blogger _Maga said...

Olá querido
Como vais?

Nem fala... usar o blog/orkut/qualquer-coisa-da-net como esquiva acho que é o recurso mais comum entre analistas do comportamento, minimamento plugados rs.

Achei bacana o post, e muito bom que penses assim. - ah, e sim eu conheço Sidney Sheldon, e suficiente bem para dizer que ele não me agrada nenhum pouco, pelo contrário: toda vez que olho para a coleção de livros dele que minha mãe possui, sinto vontade de vomitar, e olha que eu adoro ler -.

Senta que lá vem história...
É engraçado escrever. E no meu caso uma atividade desenvolvida tardiamente, já com 19 anos. Nunca mantive diarios, minhas opiniões eram consideradas muito fortes pelos professores de redação e o estilo não era apreciado, e não devo ter escrito mto mais que 50 cartas ao longo da minha vida. E isso pode ser considerado estranho para uma pessoa que, como eu, lia desesperadoramente. Resolvi fazer um blog mas não tinha ideia do que ia escrever nele. Até então havia escrito apenas um poema em toda minha vida e nunca imaginaria que o blog poderia ser escrito dessa forma. Por fim um dia andando pela UEL escrevi sobre coisas que sempre pensei. E gostei tanto do que eu mesma havia escrito, que passei a escrever outras coisas dessa forma. Com o tempo as pessoas começaram a ler o dito cujo e deixando opiniões... E isso foi bom.
Fiz amigos blogueiros e pude melhorar em alguns pontos o que escrevia. Ou seja: eu passei a escrever para o blog. E não levo o que escrevo nenhum pouco a sério. O que eu gosto de fazer é brincar com as palavras. E ver, porque não?, que reação essas tem nas outras pessoas. E gosto que as pessoas leiam e opinem sobre o que foi dito. Por outro lado é bem desagradavel ter comentários do tipo "oixxxx linduuuux seu blogui!!! Paxá lá nu meu bloguxu e comenta, viu?" Bleeeee. O ser nem leu o que tava escrito (se é que algum que escreva assim sabe ler rs). Por outro lado fiz amizades bacanas através do blog e acredito que os comentários sejam um grande favor neste sentido, e pude conhecer outros blogs que de outra forma dificilmente eu conheceria quando o autor passou pelo meu blog e deixou um comentario sobre o que estava escrito. Já li muita coisa de qualidade na blogesfera.

E acho muito gostoso quando alguem me diz que foi ao meu blog e gostou tando do que foi escrito que não pode conter as lagrimas. Isso é muito bom pra quem escreve (ainda mais quando o ser, como eu, não se leva a sério)(isso é reforço! rs). Escrevo o que eu sinto, o que eu vejo, o que pondero. E as vezes nem isso. Deixo apenas as palavras bricando um tempo pelo papel pra ver o resultado.

Porque eu to escrevendo esse tratado? Porque senti que o teu post foi um pouco resultado dos meus comentários sobre leitores no blog. A intenção não foi ofende-lo de modo algum. Mas sei que é gostoso saber que as pessoas leem o que escrevemos e as vezes até comentam! (rs). Como eu tenho vindo aqui desde o começo e comentado(e gosto muito de faze-lo) e em geral a caixa de comentarios vira um dialogo, as vezes brinco quando outra pessoa comenta. A partir de hj parei com esse tipo de comentarios. Não te preocupes. Estou escrevendo também porque, de alguma, forma podes achar que eu escrevo pra agradar alguém. Bom, se eu quisesse escrever pra agradar alguem eu teria um blog com textos engraçados. Blogs com textos poéticos não fazem sucesso. Escrevo porque a tarefa em si é prazeirosa e porque gosto - quando "posto" - das possibilidades de redes e amizades - e reforçadores - que a tarefa me trás.

Acho que acabei (rs). Espero não ter caido em contradição mais que cinco vezes neste comentário hehehehe.

Como foi de acampamento? Olhando pra foto parece que vocês estão brincando de casinha hahahaha. Ficou bem bacana a foto!!

Beijo pra ti (se é que você conseguiu ler até aqui e não dormiu no meio do texto... rs...)

13 abril, 2006 01:18  
Blogger _Maga said...

Bah nem fala o tamanho do comentário do blogger.com.br é bem pequeno... do jeito que eu sou prolixa imagina quantas vezes eu já não estourei o limite de caracteres de lá? rs

Desencana... eu só quis deixar as coisas claras, afinal não queria que você pensasse que eu estava zoando contigo...

Ah, quando ao que a tua prof de psicanalise disse eu só não digo que concordo (nem que discordo) porque eu não faço ideia do que ela tenha desejado dizer com aquilo ahahhahahahahaha

Beijo

14 abril, 2006 21:34  
Blogger Carlos said...

Deixemos a psicanálise para os psicanalistas, rsrsrs.

15 abril, 2006 09:30  
Blogger Carlos said...

Pode zoar, no problem.

15 abril, 2006 09:31  
Anonymous Anônimo said...

Hummmm... cadê vc? rs Bjo

19 abril, 2006 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Posso continuar com esperança de um dia ver um post novo por aqui, ou já posso desistir das visidas? hehehehe bjo

26 abril, 2006 19:59  
Blogger Carlos said...

Acabei de chegar de Floripa...
escrevo com mais propriedade amanhã (mooooito cansado).

26 abril, 2006 23:38  

Postar um comentário

<< Home