sábado, junho 23, 2007

Agressões mal conduzidas




Hoje o que me trouxe ao blog foi uma certa revolta quanto aos artigos que tenho lido na imprensa, siglas erradas, frases incompletas, sentenças sem sujeito ou sem qualquer sentido. Eu pensava que viver em um mundo mentalista já era terrível e até me considero resignado quanto a isso (em um certo grau) e agora outras coisas me incomodam.

Feliz o dia em que me apresentaram aquela distinção entre Ciência e senso-comum, isso me ajudou a entender o que está ocorrendo nesse momento. Há graves problemas de linguagem nos jornais impressos que acabo lendo e isso se deve a serem esses texto voltados ao senso-comum. Que bom se fosse assim tão simples, mas pode ser que o problema seja ainda mais grave. Afinal, que premissas sustentariam o argumento "o problema vai muito além do senso-comum"? Bom, isolando algumas "pérolas" eu tentarei demonstrar:

1) "O acidente ocorreu na rua..." Onde está o acidente? Alguém, de alguma maneira e em algum grau foi responsável pelo ocorrido. A via estava em condições de uso? E o veículo? O motorista estava sóbrio? A que velocidade o veículo estava sendo conduzido naquele momento? Aqui há evidências de que o jornalista, se é que o texto foi escrito por algum, desconhece a noção de determinismo probabilístico.

2) "Acidente de carro mata..." Veja que vai ficando cada vez mais grave, não pela morte em si (o que é terrível) mas por nomear um acidente como causador de uma morte. Vamos prender o acidente então?

3) "Carro atropela ciclista..." Aqui ninguém morreu, espero, mas coloca o veículo no banco dos réus, pena capital para ele... mandem esse carro mal-intencionado para o desmanche!!!!

Hoje vou parar por aqui, mas espero que alguma possa ser feita (em algum grau) quanto a esses absurdos que se tornam lugar-comum e que não são apenas senso-comum mas evidenciam o desconhecimento de uma função básica da linguagem: Informar.
Ah, nessa imagem acima a picape amarela, boazinha, vai levar as pessoas até o pico do morro (risos).

quinta-feira, junho 14, 2007

Tempo é preciso




Sabe aqueles dias onde você planeja todos os passos para uma coisa acontecer e as condições são as melhores possíveis e...


enfim, nada acontece conforme o planejado?


Ou então:


O leitor já se deparado com o planejamento de eventos arranjando variáveis de forma que os fatores ambientais tornassem prováveis a ocorrência de algo, mas nada ocorre conforme o planejado?


Enfim, eu enrolo, enrolo e nada sai, muitas vezes o melhor é pegar o pouco que tenho e melhorar a escrita (risos).


Bom final-de-semana!


P.S. Ah... a imagem é "com a cabeça nas nuvens" e faz parte de uma escapadela até o "mundo exterior": http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1640.html